sábado, 20 de setembro de 2008

Compadre Vitorino




Caro compadre Vitorino,

Será demais pedir-lhe uma versão em Inglês do seu àlbum para que eu o possa cá passar no escritório?
É que os meus colegas decerto apreciariam ouvir tal banda sonora, devidamente traduzida, enquanto vão aprendendo alguns segredos do matraquilhez Lusitano.

Desde já lhe agradeço a atenção.


Esta era a missiva que enviei em pensamento, na noite passada, enquanto dava uns toques nos novos matraquilhos lá da empresa.
Ontem tivemos uma festa no escritório para comemorar o aniversário da mudança para o novo espaço.
Já me tinham dito há umas semanas que iríamos ter duas mesas de matraquilhos para juntar às mesas de snooker do espaço de convívio.
Achei a ideia bestial e até já sugeri uma mesa de ping-pong para a malta suar um bocado. Penso que a equipa dos modelmakers irá fazer uma personalizada.



Ora quando me falam em matraquilhos eu penso em algo assim:

 



Até já imaginava que em vez dos tradicionais (para os portugueses claro) Benfica-Sporting, teríamos um Manchester United-Chelsea ou um Tottenham-Arsenal, com os bonequinhos com as cores dos clubes.



Pois ontem depois do almoço, aparecem dois tipos com duas caixas enormes e qual kit do Ikea, em 5 minutos montaram isto:


Épá sim senhor, isto até tem bom aspecto, prateados e vermelhos e sem um pingo de jorra, mas e onde é que estão as cabeças dos bonecos?
Parece mais que estamos a jogar com umas molas da roupa.

Passado o espanto inicial com o design da coisa, eis que o pessoal fica entusiasmado para jogar e logo uns pares de ocasião são formados.
Aí é que começou uma das mais puras demonstrações de descoordenação motora que eu alguma vez tive a oportunidade de assistir ao vivo.
Dá-me a ideia, e apesar de eles me dizerem o contrário, que este joguinho para a maioria dos ingleses é pura novidade.
Penso eu, como é possível um dos países do G7 não ser um barra aos matraquilhos como os portugueses?
E mais, Portugal em vez de tanto investimento em estádios para o Euro2004, deveria sim ter organizado o Europeu de matraquilhos que, a ver pela amostra na minha empresa, éramos campeões de certeza.

Uma das explicações para este fenómeno será, por certo, o nome inglês do jogo:

FUZEBALL (mas pronunciado "fffusssball")

É só a mim que me faz lembrar um gato com medo de uma bola? ("fffusss" e lá está o gato com o rabo eriçado depois de levar uma bolada no focinho)

Se eles tem medo do jogo ou não, não me apercebi, mas que não tem jeitinho nenhum para aquilo disso não há dúvidas.
Eu também nunca fui grande jogador de matrecos, mas como em terra de cegos quem tem um olho é rei, lá fiz um brilharete.
Lá vou eu ter de ganhar mais uns trocos num torneio da empresa.
Hehe, adoro quando os ingleses me dão dinheiro fácil a ganhar. Será que eles saberão jogar à malha?

Sem comentários: